quinta-feira, 2 de julho de 2009

E nesse primeiro semestre...

Eu aprendi muita coisa. Primeiramente que o brilho do meu olhar foi traidor e que, nesse caso, não devo esquecer mais dos óculos escuros. Sempre me falaram que eles eram essenciais para mim.
Agora indo para o que interessa, é clichê, mas realmente parece que foi ontem que eu cheguei na FACHA e fiquei logo fula da vida com o trote. Odiei!
Pensando no lado positivo, adorei as aulas, todas mesmo. Até a de Teoria da Comunicação I que eu tanto reclamei durante todos esses meses. E os professores então? Maravilhosos.
Os amigos? Sim, gosto muito. Principalmente dos que andam comigo. A turma? Turma XOTA (risadas), como costumamos dizer, é muito boa!
Então vamos lá, não irei falar do conteúdo, é óbvio, mas de um apanhado geral.

Com Sociologia, ministrada pelo professor Gabriel Gutierrez, eu aprendi que o conhecimento é afrodisíaco e que chocolate dá onda. Falando sério agora, ele coloca pressão. Você deve saber e muito e deve saber AGORA! Cada aula é de suma importância, primeiro porque é puro conhecimento, segundo porque como ele mesmo diz: "Eu sei que o Gabriel manda muito!" e terceiro porque eu gosto. Tive prazer em fazer os trabalhos e de estudar para as INCRÍVEIS provas. Incríveis no sentido de incrível mesmo, inacreditável. Não vou me esquecer dos três dias (sexta, sábado e domingo) em que passei estudando sem parar, das 15h às 22h. Sem brincadeira, no primeiro dia quando olhei para o relógio pensei: "Uau, tá virando nerd." No segundo pensei: "É, agora você realmente tá maluca." E no terceiro eu nem liguei, estava revisando apenas.
Eu adoro manter minha mente ocupada com assuntos que realmente são interessantes. E 7h estudando para ser quem eu quero ser um dia, é pouco.
Na verdade, isso é estratégia. Quanto mais me mantenho ocupada menos penso em besteira. Sabe, não desvio minha linda imaginação para lugares inabitáveis, se é que dá para me entender.
Quanto aos trabalhos, no último eu recebi um "Bom texto" dele. Fiquei tão feliz, mas tão feliz que até comentei com meus amigos: "Caramba, receber um "bom texto" dele é muita coisa. E se é "bom texto" agora, imagine depois."
Adorei ter contato com Marx, Durkheim, Weber e Tocqueville. Acho que eles gostaram também, afinal, eu estudei todos com muito esmero.
Lembro da questão do Tocqueville na última prova, lembro que falei: "Essa questão é FODA!" Foda porque era muito boa e também porque era enoooorme! Valeu a pena arrebentar a mão.
Obrigada por todos os conselhos, pelas risadas, pelas discussões saudáveis, pelas falas inesquecíveis, como: "É, pensar dói.", "Olha o que o camarada me diz 7h da manhã quando eu perguntei onde ele estava na década de 70: Eu era um pensamento ruim do meu pai em relação a minha mãe.", "Eu tô tranquilo, você tá tranquil(o)a?", "Meu Deus! Eu e eu, eu comigo. Cadê o espelho?", "Alguém tem chocolate?"
Foi tudo realmente especialíssimo, mais especial ainda quando ele ficou sem graça na sala de aula. Ah, ficou tão lindo vermelhinho e escancarando aquele sorriso de iluminar a manhã de qualquer garota.
Sim, você é muito inteligente, sabe falar, é ótimo professor, é lindo e quando está com os óculos fica mais charmoso ainda. Enfim, não poderia ter tido surpresa melhor ao entrar na faculdade. Vou sentir saudades de não tê-lo como professor no 2º período. E não quero nem saber, no 3º a gente se encontra!

Com Linguística, ministrada pelo professor André Valente, eu aprendi a saber a origem das coisas, aprendi como uma turma é provocada e aprendi como o professor dá o seu sangue pelos alunos. (risadas)
A aula dele é muito boa, repleta de exemplos de todo o tipo (musicais, jornalísticos, publicitários), além de ser extremamente dinâmica. É um conteúdo que todos devem ter contato. Vale muito a pena.
Obrigada. Vou sentir saudades dele me chamando: "Minha cara Bruna..." E sabe-se lá qual pergunta viria depois.

Com Filosofia, ministrada pelo professor Fábio Cândido, eu aprendi como é necessário parar para ouvir e tentar compreender o que os filósofos pensam. Lembro que no início não gostava da aula dele, mas foi só ficar quieta e prestar atenção para chegar a conclusão de que a aula é muito boa. Passamos por diversas etapas, todas elas deliciosas de serem estudadas.
Os trabalhos passados em sala foram muitíssimos importantes porque era a partir dali que a gente colocava em prática o que havia aprendido. E no último ainda ouvi: "Muito bom, Bruna, seus trabalhos são de ótima qualidade."
Sentirei saudade da calma e da delicadeza para ensinar a matéria.
A Teoria das Ideias deu trabalho, não foi?

Com Língua Portuguesa I, ministrada pela professora Angela Areas, eu aprendi que NUNCA se deve começar uma frase preposicionada e, no entanto, eu estou organizando os pequenos fragmentos deste texto com a preposição "com" (risadas). Desculpe, mas leve em consideração que não é um texto formal. É uma escrita mais discontraída e por isso tenho colher de chá. Creio eu.
Eu adoro português e não tive dificuldades em aprender. Porém, errei em besteiras, muitas besteiras nas provas. E foi ótimo porque é errando que se aprende.
Afora isso, ela é ótima professora. Fato consumado.
E não me esquecerei dos apelidos (risadas), dos insultos e, principalmente, da caricatura. Ah, se você visse... (gargalhadas)
Obrigada.

Com Formação da Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Luís Fernando, eu aprendi o que um estudante de Comunicação deve fazer para ser um jornalista. Fiquei surpresa e empolgada com o primeiro trabalho, mas logo depois veio a decepção. Os "detalhes" estão no texto "Ser jornalista, a primeira parte" para quem quiser entender melhor sobre o que estou falando.
Bom, de qualquer forma, obrigada.

Com Teoria da Comunicação I, ministrada pelo professor Marcus Vinicius, eu aprendi bastante coisa até, mas aprendi nos 44 do segundo tempo quando peguei, enfim, o livro "Estrutura Ausente" para estudar para a última prova. Engraçado, só tomei vergonha na cara porque precisava de nota, caso contrário nem teria lido. Mas sabe, não adianta, continuo achando a matéria a maior viagem, não mais que o professor, é claro. Não sei se talvez é ele quem avacalha ou eu que não tenho paciência com viagens quando se trata de conteúdo. Comigo é 8 ou 80 e preto no branco!
Mas o conceito, o básico, eu sei. Sinto-me bem se alguém vier me perguntar o que é Dialética Negativa ou como se dá o processo de Comunicação, esse que por sua vez envolve toda a matéria, porque saberei responder com exatidão.

Enfim, esta é a última postagem.
O 1º período foi SENSACIONAL. Dedico ele ao enriquecimento do meu conhecimento e aos meus amigos aos quais prezo tanto a companhia.
Laís, Roberta, Diego e Arthur, a vida acadêmica sem vocês seria chata, podem ter certeza.
E aos outros colegas também, vocês fazem parte de mais uma etapa da minha vida.
Espero que ela continue assim, deliciosa, conturbada, calma e paradoxal.
Enfim, avante a estrada da felicidade porque muita água vai rolar!


Até a volta.
Eu não demorarei.

5 comentários:

  1. Excelente discurso Bruna, como sempre ^^
    Que bom que fiz parte da sua vida nesse semestre tanto quanto você fez da minha.
    Sentirei saudades também, principalmente do segundo paragráfo. hahahhahaha
    um beijo e nos vemos semestre que vem.

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar o filho da puta do Saussure em Linguística e o McLuhan em Teorias I... ou vai dizer que você não teve o infeliz encontro com eles??

    ResponderExcluir
  3. ... e concluindo de minha parte o segundo parágrafo: e põe sociologia nisso! (assim diria muitas meninas daquela facul) rs.
    Até o semestre que vem Bruna, tirando as brincadeiras a parte eu adorei o texto. bjão e boas férias! :)

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Mas o mais sensacional mesmo é ver os professores com os quais estudei, na visão das outras pessoas. Muito bom! hehehe! Parabens Bruna!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh.. que lindo! haha! Eu fui citado! haha xD

    ResponderExcluir