sábado, 25 de abril de 2009

"Os sonhos não envelhecem"

Eu tive a oportunidade de conversar com duas pessoas sobre os sonhos, os nossos sonhos. E, depois de trocar várias ideias, cheguei a uma conclusão: Nós, na maioria das vezes, deixamos de fazer coisas que realmente gostaríamos de fazer em prol de outras.
E mesmo que pareça paradoxal, essas outras coisas nós também gostamos de fazer. Mas muito mais pelo dever do que pela vontade.
Essas atividades estão relacionadas à nossa carreira. E, quando se tem um objetivo, faz-se de tudo para chegar ao seu pleno alcance. Eu costumo denominar essa palavra como "faca de dois gumes". Ora traz dúvidas, ora significa um ideal.
Mas o fato é: Será que vale mesmo a pena deixar de realizar outras atividades por exigências da carreira que vamos seguir? O mercado de trabalho é uma selva. Ganha quem for o mais forte. Então para cumprir esta tarefa, o nosso tempo é voltado para cursos, palestras e tudo mais que envolva a nossa profissão.
Assim, aos poucos, deixamos de lado os outros sonhos. "E lá se vai mais um dia..."
Talvez eu não tenha sido clara. Mas nada como um bom exemplo, não é verdade?
Eu sempre quis ser atriz, desde os cinco anos. Esse desejo diminuiu quando o Jornalismo apareceu para mim, aos doze.Mas todos os dias o meu eu artístico implora para vir à tona. Eu sempre tive uma veia ligada a esse ramo.
Saber expressar seus sentimentos através da dança, do canto e dos instrumentos é VIVER! E por falar em viver, será que alguém conseguiria viver realmente feliz assim? Viver no sentido denotativo. Ter dinheiro o suficiente para se manter.
Essa é uma das questões que aflige as pessoas que querem viver no meio artístico. Ou em qualquer outro meio que não dê condições financeiras favoráveis para o mundo capitalista.
Um outro fato é: No séc. XXI, é possível seguir duas carreiras? É possível se dedicar às duas com a mesma intensidade? E se uma é mais entranhada na sua pele do que a outra? E se a outra reflete a sua vontade de fazer algo mais pelo mundo que a outra não pode oferecer? Sim, "outra", "outra" e "outra". Isso não reflete nada mais, nada menos do que a angústia de quem vive padronizado.
Dá pra perceber a minha aflição, né?! Aliás, a minha condição.

Na verdade, eu queria dizer que se você possui um sonho e o tem com a toda a sua alma, agarre-o e vá à luta.
Nós podemos deixar várias coisas para trás, mas os sonhos, como dizem, são eles que nos mantêm vivos. Esses vão com a gente até o fim. E, se um dia puder, sucumba-se aos seus desejos.

O que você mais almeja nessa vida?
... que seus mais profundos desejos se realizem.

E, para fechar com dignidade este texto que mais foi um desabafo, cito um trecho de "Resposta" da grandiosíssima cantora Maysa:

"Ninguém pode calar dentro em mim
Esta chama que não vai passar
É mais forte que eu
E não quero dela me afastar
Eu não posso explicar quando foi
E nem como ela veio
E só digo o que penso
Só faço o que gosto
E aquilo que creio..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário