domingo, 10 de maio de 2009

O Maior Amor do Mundo

Você lutou para que eu viesse ao mundo. E quantas batalhas perdidas não foram, né?! Mas claro, como recompensa, tinha que vir ao mundo uma preciosa garota chamada Bruna, esperta, inteligente, linda, morena, vitaminada e nada convencida.
Você deve estar pensando: “mas hoje é o Dia das Mães, ela tem que falar de mim!” E agora eu digo: “mas hoje só é o seu dia porque eu existo, minha querida!” Portanto, não tem como me deixar de lado só um pouquinho. Afinal, nós estamos interligadas.

Eu não tenho a mínima ideia de como é ser mãe. A única coisa da qual eu tenho certeza e, espero me sentir assim um dia, é que você se torna completa. O verdadeiro amor você encontra com os filhos. Só um ser é capaz de doar o maior amor do mundo sem esperar nada em troca. Um ser fora de série. Capaz de se desdobrar em mil para dar conta de tudo que lhe foi confiado.
Me diz que mulher faria faculdade, daria atenção a uma adolescente em fase crítica, aguentaria um marido temperamental e atenderia os deveres da casa ao mesmo tempo? Sem contar nos pepinos do trabalho e seus próprios problemas. Pois muito bem, eu digo. Essa mulher é a minha mãe!
Mãe, eu só vi de fora tudo o que você passou. E na época eu nem imaginava como devia ser difícil. Agora é que eu parei para imaginar e tentar entender. Caramba, quantas lições!
Assim eu começo a lembrar do seu esmero ao preparar minha comida, de quando você lia aquela Bíblia Júnior de capa roxa pra me fazer dormir, de quando você me obrigava a decorar a tabuada. Ah, eu nunca cheguei a decorá-la toda! (risos) E das vezes em que você me acordava sábado de manhã cedinho pra me fazer tomar a vitamina de banana. Quando você me chamava de “Britz on The Way” e eu me irritava. Quando eu resolvia cantar “manhêê, o Tonico me bateu...” Cara, como eu era irritante! Tanto é que você me chamava de “purgante amanhecido”. E às vezes também de “sombra”. Não importava para onde você fosse, eu te seguia.
Nossa, são tantas lembranças. O importante é ressaltar que você errou e acertou inúmeras vezes. E eu lembro que você sempre falava: “Tudo o que eu faço é para o seu bem.” E mãe, não foi em vão. Se eu sou o que sou hoje é por sua causa. Seu maior acerto, na minha opinião, foi ter engravidado e tido a honra de me criar. (Isso tá ficando meio narcisista, mas tudo bem). “Bruna acha feio o que não é espelho!”
Eu acho que a melhor coisa que nós fazemos juntas é gargalhar. Como a gente se diverte! Hoje eu tenho em você uma grande amiga, a melhor de todas. Antes a gente se desentendia que era uma beleza. E depois, analisando uma frase do meu pai nos seus momentos de raiva: “Você é igualzinha à sua mãe!”, eu vejo que é verdade. Nada mais normal do que duas pessoas com gênio forte baterem de frente.
Afora tudo isso, só você pra gravar o meu nome no pulso!
Olha só:

Tatuagem (Chico Buarque)

Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Pra seguir viagem
Quando a noite vem
E também pra me perpetuar em tua escrava
Que você pega, esfrega, nega
Mas não lava
Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem
E nos músculos exaustos do teu braço
Repousar frouxa, farta, murcha, morta
De cansaço
Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem
Quero ser a cicatriz risonha e corrosiva
Marcada a frio, ferro e fogo
Em carne viva
Corações de mãe
Arpões, sereias e serpentes
Que te rabisca o corpo todo
Mas não sentes

Eu pensei em escrever um texto todo bonitinho e organizadinho. Mas achei melhor escrever o que vem à mente. Acho mais espontâneo e bonito do que pensar em cada detalhe. Entende?
Não é só isso, claro. O resto não tem como escrever. Está no dia-a-dia, nos nossos caminhos, nas nossas particularidades. No nosso Showzinho Particular!
Parabéns, mãighi!
Eu te amo.

Um comentário:

  1. Que lindo texto!
    Sua mãe com certeza tem muito orgulho de ter uma filha que escreve e transpassa tão bem seus sentimentos.
    Parabéns para sua mãe
    beijão

    ResponderExcluir