segunda-feira, 8 de junho de 2009

Natureza preservada

Dia 5 é o dia do Meio Ambiente. Calhou que exatamente nesse dia eu estava indo a um lugar maravilhoso: o sítio dos tios da minha amiga.
Ele é o ponto de encontro de amigos de longa data. Lá são comemoradas as datas mais importantes como o Carnaval, a Festa Junina, aniversários e Natal.
Quantas histórias eu não tenho de lá? Quantos passeios? Quantos amigos reunidos? Quantas gargalhadas?
E tudo isso misturado a um verde e azul sem comparações. Sem contar com o ar fresco que nos presenteia com as brisas suaves todos os dias.
Sabe, não tem coisa melhor do que acordar de manhã cedinho e tomar um café olhando aquela paisagem. E à noite apreciar o céu repleto de estrelas. Na época de lua cheia então parece que podemos alcançá-lo.
Lembro uma vez meu tio falando: "Isso, Bruna. Olha mesmo, tá lindo. Pega uma estrela e faz um pedido do fundo do teu coração."
É bom saber que existe um lugar assim e que há pessoas que ainda prezam pelo maior patrimônio da humanidade.

Pensem em quantas coisas nós podemos tirar da Natureza sem prejudicá-la?
Melhor, já repararam o quanto ela se assemelha às pessoas? Sim. Por ora fica violenta e se revolta trazendo tempestades e tantos outros fenômenos que deixam rastros de destruição. Em outros momentos nos permite presenciar maravilhosos espetáculos, como o pô-do-sol e o crepúsculo. E mesmo com os desmatamentos e queimadas ela ainda é capaz de se regenerar! Como disse Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Se há uma força maior neste mundo, essa força é a Natureza. Com essa força eu sinto, eu vejo, eu protejo, eu compartilho, eu cuido...

Ela é a sua casa. O que nós geralmente fazemos com as nossas casas?

Um comentário: